Transtorno Boderline

Clariana Grosso - Psicologia Clínica

Transtorno Boderline

O transtorno de personalidade boderline é caracterizado por um padrão generalizado de hipersensibilidade e instabilidade nos relacionamentos e na autoimagem, além de alterações extremas de humor e impulsividade.

Indivíduos com este tipo de transtorno não toleram a solidão, fazem de tudo para evitar o abandono ao ponto de gerarem crises, como tentativas de suicídio, de tal forma que levam as pessoas à sua volta a resgatá-los e cuidar deles.

A pessoa com transtorno de boderline tende a mudar a opinião em relação a outras pessoas de forma abrupta e dramática, ou seja, ela pode idealizar um potencial cuidador ou amante no início de um relacionamento, exigir que passem muito tempo juntos, compartilhando tudo e, repentinamente, pode achar que a pessoa não se importa suficientemente, gerando uma desilusão. Ela pode sentir empatia e cuidar de uma pessoa, mas somente se achar que essa outra pessoa estará disponível sempre que ela desejar. Dificilmente controla sua raiva, tornando se inadequada e intensamente irritada, expressando sua insatisfação com sarcasmo e irritação, quase sempre direcionada ao cuidador ou companheiro/a por negligência ou abandono. Após se acalmarem, sentem vergonha e culpa, reforçando seus sentimentos de que são maus.

Outra característica do indivíduo com transtorno de boderline é a auto-sabotagem, arruinando uma carreira promissora, abandonando a escola pouca antes da graduação ou um relacionamento. Tendem a mudar subitamente de trabalho, valores, opiniões, amigos e objetivos.

O principal tratamento para o transtorno de boderline é a psicoterapia. Somente um profissional qualificado pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento.