Transtornos Alimentares

Clariana Grosso - Psicologia Clínica

O quadro de transtorno alimentar se caracteriza por comportamentos alimentares que afetam negativamente a saúde física e mental do indivíduo.

São patologias descritas pelo CID 10 (Classificação Internacional de Doenças), DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), OMS (Organização Mundial da Saúde).

Transtornos alimentares mais comuns:

Anorexia:

O indivíduo com anorexia se caracteriza pela rejeição alimentar extrema, medo exagerado de engordar, distorção da imagem corporal, pensamentos obsessivos, perfeccionismo, controle, introversão, retração social e rigidez.

Tal comportamento geralmente se inicia pela busca de uma alimentação mais saudável, restringindo a ingestão de gorduras e carboidratos, passando a diminuir o número de refeições até chegar ao extremo de não se alimentar.

A anorexia apresenta dois tipos de manifestação:

Anorexia Nervosa Restritiva:

Caracterizada por uma baixa significativa na ingestão de calorias e exercícios em excesso.

Anorexia Nervosa Purgativa:

Além das características da anorexia nervosa restritiva, o indivíduo com anorexia nervosa purgativa utiliza de outros artifícios como indução ao vômito e uso abusivo de laxantes e diuréticos.

Bulimia:

O indivíduo com bulimia nervosa ingere alimentos de forma exagerada e rápida, em seguida é tomado por um sentimento de perda de controle passando a praticar métodos compensatórios, vômitos induzidos, uso de medicamentos como inibidores de apetite, laxantes e diuréticos e dietas rígidas.

Apresenta sintomas psíquicos como ansiedade, impulsividade, depressão, instabilidade de humor e baixa tolerância à frustração, além de sintomas físicos como compulsão alimentar, distorção da imagem corporal, preocupação excessiva com o peso e medo exagerado de engordar.

Existem dois tipos de manifestação deste transtorno:

Bulimia Nervosa Purgatória: caracterizada pela autoindução aos vômitos e uso abusivo de medicamentos

Sem purgação: caracterizado por jejuns e exercícios físicos em excesso.

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)

O indivíduo com este tipo de transtorno apresenta sintomas de compulsão alimentar que se caracteriza pela ingestão exagerada de alimentos de forma rápida e descontrolada, geralmente por um curto período de tempo, mesmo sem fome. Em seguida, é tomado por um sentimento de perda de controle, culpa e sofrimento.

A pessoa que sofre de TCAP geralmente apresenta sintomas depressivos, impulsividade, intolerância à frustração e ansiedade.

Vigorexia ou Anorexia nervosa reversa:

A Vigorexia é caracterizada pela preocupação excessiva do indivíduo em relação ao ganho de massa muscular.

O consumo exagerado de suplementos alimentares, proteínas e vitaminas é a característica principal de quem sofre com esse transtorno, porém, em casos mais extremos, o uso de anabolizantes e outras substâncias. Além disso, estão sempre insatisfeitos com sua forma física levando-os a prática excessiva de exercícios.

Drunkorexia

Pessoas com Drunkorexia é caracterizada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Pessoas com este tipo de transtorno trocam o alimento pela bebida com o intuito de eliminar a sensação de fome e, assim, emagrecer.

Ortorexia

Obsessão por alimentação saudável, onde o indivíduo apresenta um medo exagerado de adoecer ingerindo alimentos, considerados por ele, não saudáveis. Comer em restaurantes e confraternizações é uma verdadeira tortura.

Esta preocupação excessiva pode levar a deficiência de nutrientes causando perda de peso, queda de cabelo, unhas fracas e funcionamento irregular do intestino, pois, em muitos casos, a dieta se torna tão restritiva que acaba excluindo nutrientes essenciais para o organismo.